Concurso_Ideias_CIMPIN_site_normal

Voto Consciente lançará concurso em Abril

A ONG Movimento Voto Consciente (MVC) vai lançar, em abril, um portal por meio do qual qualquer cidadão jundiaiense poderá apresentar algum projeto que sonha para a cidade. A intenção é fazer com que cada um que sugerir também faça uma campanha para ganhar apoio para seu projeto. Ao final, as 12 ideias que mais receberem votos formarão uma espécie de agenda cidadã, que poderá servir como guia para poder público e outros interessados em apoiar projetos para que eles virem realidade. O concurso levará o nome de “Cidadonos”.

Portal será lançado em abril. Segundo Cleber, concurso estimulará envolvimento

Portal será lançado em abril. Segundo Cleber, concurso estimulará envolvimento

Entre os 12 projetos mais votados, sete serão de cidadãos comuns, dois serão de parlamentares, dois serão de ONGs e um será de gestor público. “Estamos em contato com vereadores, deputados e pessoas da Prefeitura que se mostram interessados em participar. O projeto também será levado a escolas”, destaca Henrique Parra Parra Filho, voluntário do MVC. “Também será feito contato com empresas para que elas apoiem iniciativas. Tudo será feito para que as ideias saiam do papel”.

O objetivo da ONG é promover a cooperação. “As mudanças não dependem só do poder público”, diz Henique. A inspiração veio de projetos semelhantes realizados na Alemanha e nos Estados Unidos, assim como de trabalhos realizados pela ONG Cidade Democrática, em São Paulo.

Expectativa – O prazo limite de participação será divulgado na ocasião do lançamento do site. A expectativa é de que quatro mil jundiaienses enviem projetos. “Poderão ser apresentados projetos em diversos temas, como meio ambiente, juventude e cultura”, ressalta Silmara Meireles, psicóloga voluntária do MVC que ficará responsável pelo contato com empresas. “Os cidadãos não têm ferramentas para colocar em prática as ideias. É necessário contar com poder público e com empresas”, ressalta.

A campanha em torno dos projetos poderá ser feita de várias formas, incluindo as redes de relacionamento pela internet. “O concurso é importante para estimular a consciência de que a cidade é do povo e que todos precisam se envolver, opinando e fazendo propostas”, afirma Cleber Possani Júnior, um dos coordenadores da ONG.

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *