tumblr_inline_mqeuqtmuwC1qz4rgp

Lançamento do ‘Várzea 2022’ será na Câmara Municipal

várzea 2022 (1)    Qual é a cidade que queremos para o futuro? Esta pergunta traduz o desafio do plano ‘Várzea 2022’, a ser lançado pela Prefeitura de Várzea Paulista na próxima quinta-feira (14), a partir das 14h, na Câmara de Vereadores. O plano é um instrumento de planejamento integrado e participativo do governo da cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

    O ‘Várzea 2022’ norteará as políticas públicas do município para os próximos onze anos e está em sintonia com o Plano Brasil 2022, do governo federal. Como meta de médio prazo, população, técnicos e governantes, devem idealizar e programar a cidade que queremos para 2015, quando Várzea Paulista irá comemorar seus 50 anos de emancipação e como objetivo de longo prazo projetá-la para 2022, ano em que o Brasil irá celebrar o bicentenário de sua independência.

    Ousado, porém realista, o plano de futuro será pensado e desenvolvido por meio das ações de participação popular da prefeitura de Várzea Paulista, divididas em quatro fases que definirão este momento histórico de planejamento da cidade.

Conheça cada etapa

    Na primeira fase, já iniciada, acontecem as reuniões do OP – Orçamento Participativo (levantamento das necessidades de cada bairro), do OP Jovem (debate e discussão sobre como vêem e pensam a cidade) e as Pré-Conferências Regionais, quando saúde, educação e assistência social são os temas debatidos em cada região.

    A segunda fase é marcada pela Caravana da Cidadania (participantes circulam a cidade de ônibus para conhecerem todos os bairros) e o Fórum da Cidade, quando haverá o debate para construir a visão de futuro de Várzea e quais são as prioridades das necessidades levantadas nos bairros. Acontecerão ainda as Conferências e Plenárias Municipais.

    No terceiro momento virão as Assembléias Regionais do OP, fase em que a população decide as demandas que a prefeitura deverá realizar nos próximos anos e, também, a eleição dos representantes do Conselho do Orçamento Participativo, responsáveis por acompanhar o andamento das obras. Nesta fase acontece também a segunda etapa das Conferências e Plenárias Municipais, quando há os debates temáticos, importantes na definição das principais políticas públicas.

    No final do ano é realizado o Congresso da Cidade. Nesta quarta fase serão validadas as decisões tomadas durante o ano e será produzido o Plano de Desenvolvimento da Cidade, com metas a curto, médio e longo prazo. Por último, com o objetivo de fiscalizar a execução das metas previstas no plano, haverá a Eleição do Conselho da Cidade.

    Participe e seja protagonista deste importante momento de planejamento que definirá o futuro de Várzea Paulista, tornando-a uma cidade ainda melhor.

    A Câmara Municipal fica no Paço Municipal, Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro. Mais informações sobre o projeto Várzea 2022 na Coordenadoria de Participação Popular ou pelo Tel.: 4606-0548

A POPULAÇÃO LOTOU A CÂMARA MUNICIPAL

várzea 2022 (3)

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *