logo cidadonos

Sonho que se sonha junto é realidade

Nos últimos quatro meses muitos jundiaienses dormem e acordam pensando em ideias que possam melhorar a cidade em que vivem.
logo cidadonos

O Concurso Cidadonos, lançado pelo Movimento Voto Consciente Jundiaí e com apoio do Cidade Democrática, Rede Social Jundiaí e SENAC, popularizou a webcidadania na Terra da Uva.  A discussão sobre como transformar Jundiaí  na cidade dos sonhos ganhou salas de aula, conversas de esquina e também o gabinete da prefeitura. Esses sonhos estão sendo depositados na plataforma do Cidade Democrática, customizado para o Cidadonos e em agosto,  essas propostas ganharão uma forcinha para se tornarem realidade: as 12 mais relevantes serão premiadas e reunidas numa agenda cidadã, que será apresentada a governantes, terceiros setor e iniciativa privada, para nortearem futuros projetos de políticas públicas e responsabilidade social.

O Secretário de Finanças de Jundiaí, a frente de outro projeto que visa aproximar cidadãos da administração municipal (a Consulta Pública), considera que “este processo de cidadania ativa, quando bem exercido, melhora a performance dos governos e faz aumentar o nível de transparência de suas ações e decisões.

E os efeitos vão além: o concurso fez com que jundiaienses voltassem a pensar a cidade como algo seu e, consequentemente, como algo pelo qual se deve zelar. Essa mudança na atitude ficou clara nas pelo menos 6 escolas públicas e privadas que aderiram ao concurso e estimularam seus alunos a propor soluções criativas para os problemas da cidade.

Na Escola Estadual Diógenes Duarte Paes, a professora de matemática Patrícia Torricelli, gratifica-se com a proatividade de seus alunos: “eles deixaram de lado aquela pergunta: “Será que adianta fazer isso?” e agora só escuto “Profª, vamos fazer uma palestra? Vamos denunciar tal lugar? Vamos fotografar e fazer uma matéria?”, relata. As iniciativas dos alunos de Patrícia fazem companhia as mais de 900 ideias sendo discutidas por mais de 2.400 cidadãos, totalizando 16 mil atividades (entre apoios, perguntas, respostas e comentários).

Parte desse sucesso é fruto do trabalho do Movimento Voto Consciente Jundiaí, que deu o primeiro passo para que o concurso acontecesse. Ligados nas mudanças tecnológicas, o coordenador Cleber Possani explica a chave do sucesso: “criamos um ciclo de reforço positivo, onde a web aproxima as pessoas do grupo (atuando concretamente na cidade), e a interação no grupo estimula a atuação das pessoas na web“, pondera.

Atentos a essa voz que começava a surgir – e cada vez mais alta – os governantes se deram conta de que poderiam aproveitar esse conhecimento para “a definição de prioridades no planejamento da cidade”, segundo o secretário Parimoschi. A webcidadania aperfeiçoa a democracia: sabendo claramente as demandas, os políticos percebem o que fazer para agradar seus eleitores. De quebra, todos ganham uma cidade melhor. A cobrança também torna-se mais palpável. Baseando-se no atendimento às metas, os eleitores ganham subsídios para escolher melhor seus representantes.

O Cidadonos é a experiência piloto do “Concurso de ideias Cidade Democrática” desenvolvido para a construção de agendas públicas de colaboração entre prefeituras e sociedade. Já estamos taxiando na próxima! Se tem interesse em trazer o projeto para sua cidade, entre em contato conosco.

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *