Movimentos e desenvolvedores colaboraram entre si para co-criar 1ª versão do Vocabulário Comum.
O primeiro webinário do projeto “Vocabulário Comum da Participação Social” foi realizado na semana passada, em parceria com a Fundação AVINA, que mobilizou movimentos latinoamericanos. Assim, o projeto inicia diálogo com movimentos de fora do Brasil. A plataforma do projeto já tem seus documentos estruturais traduzidos para o espanhol e novos documentos serão traduzidos a partir dessa semana.
Com a participação de mais de 20 pessoas, os debates no webinário partiram da 1a. versão do vocabulário, construída colaborativamente em plataforma digital. Assim, as perguntas e debates travados foram sendo sistematizados em uma wiki, que agora reúne uma lista de perguntas para animar e facilitar encontros presenciais. Tais perguntas, somadas aos debates de escopo e termos relevantes, abrem espaço para se construir as classes, subclasses e hierarquia do vocabulário.
Dando continuidade ao projeto, nesta semana o documento da 1a. versão do vocabulário ficará pronto, incluindo um “Guia de Faciltação” para debates presenciais. Em paralelo, parcerias com movimentos cidadãos e coletivos de cultura digital serão fechadas para que o projeto entre em sua etapa descentralizada. Além dos debates, outros webinários estão previstos com base em questões críticas do projeto que pode ser visitado aqui.
Categories: Ecossistema Webcidadania
Deixe uma resposta