unnamed-1

Mapeamento do Ecossistema – Análise colaborativa para o fortalecimento da participação social no Brasil

Por Thaís Bueno

Para nós, do Cidade Democrática, a participação social é o pilar capaz de sustentar e motivar a mudança que queremos ver em nosso bairro, nossa cidade e em nosso país. Ouvir os cidadãos, as organizações da sociedade civil e tomar decisões com base nas suas vontades e necessidades é o passo fundamental para trilharmos o caminho da democracia, que possibilita transformar os nossos sonhos e desejos em uma realidade compartilhada.

E para viabilizar e materializar esta ideia, em julho, lançamos o “Mapeamento do Ecossistema da Participação Social no Brasil”, cujo objetivo consiste em mapear os atores envolvidos em iniciativas brasileiras, que atuam no campo da participação social, com olhar especial para os que estejam conectados com os modelos mentais fomentados pela web. Com isso, buscamos identificar sinergias a partir das competências e valores culturais de pessoas e organizações, identificando, assim, possibilidades para a ampliação da capacidade de incidência de suas ações em políticas e investimentos públicos.

ALGUNS NÚMEROS

Estamos no processo de análise dos resultados, mas antes de concluir esta etapa gostaríamos de compartilhar alguns números, a fim de abrir um canal de diálogo a ser utilizado para a publicação dos dados.

Foram 392 participantes, dos quais 319 estão ligados a alguma instituição. No total, 637 iniciativas ou instituições foram citadas. Os estados com o maior número de participantes foram São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Esses dados podem ser visualizados nas imagens a seguir:

unnamed (1)

unnamed (2)

 

 

 

 

 

 

 

Após esta primeira rodada de modelagens e análises com os dados coletados na pesquisa, chegamos a um momento em que a sua colaboração é essencial para compreendermos alguns padrões. Buscamos entender, no conjunto de relações entre pessoas e subjetos (interesses, habilidades e localização geográfica), as características e motivações do sistema, por meio da análise e categorização do discurso.

Estabelecer análises desses grafos desde um ponto de vista meramente matemático é possível. Porém, a produção de sentido e a capacidade de entender o sistema só são possíveis por meio da interpretação coletiva. Por isso, te convidamos a participar da continuidade desse processo conosco.

O conjunto de comentários será a base para a confecção de um relatório de análise final do projeto. Por isso, quanto maior a participação, maior também será a riqueza das análises.

COMO PARTICIPAR

Você pode participar acessando o link: https://www.marqueed.com/collections/154288#
Uma vez na área de trabalho, clique nas imagens. Na barra lateral você encontrará uma breve explicação sobre elas e entenderá o que esperamos de você. Para contribuir, clique nos números sobre as imagens que desejar e deixe seu comentário. Você também pode deixar comentários macro na barra lateral, abaixo da explicação.

A fase de colaboração nas imagens termina nesta sexta-feira, 26.

Categories: Ecossistema Webcidadania

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *