PEQUENO

Cidade Democrática chega à Sorocaba com Concurso de Ideias!

     O Cidade Democrática chega à cidade de Sorocaba, em São Paulo, para realizar mais um Concurso de Ideias, com o apoio da Secretaria de Educação de Sorocaba (SEDU), e a parceria da BrazilFoundation e da área de Cidadania Corporativa da IBM.

Apostando na capacidade de transformação dos cidadãos, o concurso busca envolver todos os sorocabanos dispostos a construir uma cidade melhor para se viver. Sobretudo, com um olhar atento aos desejos de mudanças e ideias apontados pelos jovens.

Sorocaba

Para isso, o concurso de Ideias, que terá início ainda neste primeiro semestre, contará com ações presenciais nas quatro escolas municipais de ensino médio da cidade, sendo elas Archilles de Almeida, Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas e Leonor Pinto Thomas, que receberão oficinas para a construção de propostas usando a plataforma digital do concurso. Além disso, a iniciativa também visa a interação e mobilização dos jovens, de forma a envolver os alunos fora do ambiente escolar, proporcionando a possibilidade de maior engajamento e conexão entre seus anseios e a cidade.

Entre os principais objetivos do concurso é possível destacar o estímulo ao engajamento e empoderamento dos cidadãos para a cidade, dando voz a todos de modo geral, a fim de conseguir unificar seus desejos com o surgimento de novos coletivos e atores engajados no processo de transformação, trabalhando, ainda, o eixo da educação. Outro ponto a ser destacado está na atuação dos jovens, em que se espera ver a mobilização e prototipação de ações comunitárias, que permitirá a construção do coletivismo e o fortalecimento de suas identidades.

Sorocaba_03     Além dos jovens, os educadores também são peças-chave para a realização do projeto, sobretudo, no incentivo e apoio à construção de propostas e aproveitando o concurso como uma ferramenta educacional, que permitirá que os estudantes vivenciem na prática o aprendizado adquirido nas salas de aula, trabalhando conteúdos relacionados à cidadania, democracia e a educação política no calendário escolar.

Todos os sorocabanos poderão participar, independentemente da idade. O Concurso de Ideias irá reconhecer as propostas com maior relevância, ou seja, aquelas que possuem o maior número de apoios, comentários e seguidores na plataforma, e também destacando as propostas desenvolvidas a partir das atividades escolares. Os autores das propostas vencedoras serão reconhecidos em um evento público e poderão apresentar suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba.

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *