Lançamento Xingu

Lançamento da publicação “Web, mobilização e mapeamento de demandas – a experiência Webcidadania Xingu na Amazônia paraense”

     Lançado em junho de 2013, o Concurso de Ideias, do Cidade Democrática, “Webcidadania Xingu” teve como principal objetivo fortalecer a participação da sociedade civil na construção do desenvolvimento sustentável em 11 municípios do sul do Pará.

Durante sete meses, mais de 1.500 pessoas participaram do concurso, em um processo que resultou em 17 projetos, mais 10 propostas escolhidas em diálogo com movimentos sociais e 21 propostas vencedoras do concurso. Além disso, outro grande resultado foi a publicação “Web, mobilização e mapeamento de demandas – a experiência Webcidadania Xingu na Amazônia paraense”, que traz, detalhadamente, a experiência vivida durante o Concurso de Ideias, no Pará.

Apresentação do lançamento da publicação em Brasília

Apresentação do lançamento da publicação em Brasília

    A publicação foi lançada em 27 de novembro, em Brasília, durante o seminário Pesquisa sobre Participação Social: Balanço e Perspectivas, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, e que reuniu representantes de movimentos sociais, pesquisadores, acadêmicos e gestores governamentais.

O ministro Gilberto Carvalho afirmou que estamos num campo novo de sistematização da ciência, num campo de inovação que ainda se encontra em construção. “Precisamos aperfeiçoar os processos de democracia participativa, porque o modo mais adequado de governar é ter a participação social dentro do governo”.

    Confira aqui o vídeo em que Rodrigo Bandeira e Henrique Parra, cofundadores do Cidade Democrática, falam sobre o lançamento da publicação “Web, mobilização e mapeamento de demandas – a experiência Webcidadania Xingu na Amazônia paraense”.

    Aproveitando o momento de celebração dos resultados de 2014 e compartilhamento dos planos para 2015, a publicação também foi lançada em São Paulo, no dia 16 de dezembro, no Espaço Zym.

Lançamento Xingu_02

Lançamento da publicação em São Paulo

    Na ocasião, além da apresentação do novo posicionamento do Instituto Cidade Democrática, como um Think and Do Tank, com foco em políticas públicas e participação social, dois convidados contribuíram com seus olhares sobre o Concurso de Ideias do Xingu: Ricardo Poppi, coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação na Secretaria-Geral da Presidência da República, um dos responsáveis pelo condução do projeto dentro do Secretaria-Geral, deu o contexto da implementação do projeto e destacou a importância do envolvimento da Secretaria-Geral em parceria com o Cidade Democrática nesta forma inovadora de democracia participativa, usando recursos digitais.

    Avelino Ganzer, chefe do escritório da Secretaria-Geral da Presidência da República, considerou que um dos fatores primordiais para o sucesso do Concurso foi a participação da juventude, sendo definida como força principal nesta experiência. “É só recorrer aos números do concurso para consolidar essa avaliação, mais a presença da equipe do Cidade Democrática, na condução e acompanhamento diário de todo processo”, avaliou Ganzer.

    Sobre o futuro da região paraense, Ganzer acredita que é necessário uma atuação contínua para que as propostas sejam implementadas e a participação social permita a manifestação de todas as vozes.

     “A apresentação contextualizou o que foi feito e mostrou o poder que existe nas mãos das pessoas em propor soluções, algumas com potencial de se tornar política pública”, relatou Leoncio Nascimento, analista de redes sociais do projeto.

     A publicação pode ser baixada no site www.webcidadaniaxingu.org.br, juntamente com o infográfico das propostas.

Categories: Concursos de Ideias

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *