sorocaba logo blog

Sorocaba Colaborativa: Qual a sua ideia para transformar Sorocaba em uma cidade melhor para se viver?

O Sorocaba Colaborativa é um concurso que busca ideias que possam transformar a cidade de Sorocaba em um lugar melhor para se viver. O concurso é aberto a todos os cidadãos sorocabanos e aposta na participação efetiva dos jovens.

Sobre o Concurso
O Concurso de Ideias é voltado para todos os cidadãos que têm vontade de colaborar para que Sorocaba seja uma cidade melhor para se viver. O seu principal objetivo é promover a participação dos sorocabanos, dando voz a todos, de modo que seus desejos possam atrair apoiadores e a colaboração de outras pessoas, somando forças e construindo, assim, ações coletivas e melhorias na cidade.

O concurso quer envolver todos os sorocabanos dispostos a transformar o local onde vivem e pretende estimular diretamente a participação dos jovens da cidade. Todo mundo pode participar, apontando ideias, colaborando com as propostas de outras pessoas e votando naquelas que acharem mais importantes para Sorocaba.

Como funciona o Concurso?
O Concurso Sorocaba Colaborativa terá cinco fases:

  • Inspiração: Os participantes trazem bons exemplos que estão acontecendo em outros locais, ou reflexões sobre questões que poderiam inspirar soluções para a cidade;
  • Propostas: Esse é o momento em que cada participante cria uma ou mais propostas e recebe contribuições de outras pessoas, podendo melhorar sua ideia;
  • Aplauso: Depois que todas as ideias estiverem criadas, e as sugestões dos participantes forem incorporadas, é hora de votarmos nas que mais gostamos;
  • União: As propostas que forem parecidas ou tiverem muita relação entre si podem se juntar, somando forças e ganhando mais pontos para a avaliação final;
  • Anúncio: Após um trabalho dedicado e cuidadoso, as ideias vencedoras vão ser anunciadas e os ganhadores serão convidados para o evento de reconhecimento.

Quem vence o Concurso?
As propostas que tiverem no site do Concurso mais pessoas apoiando, debatendo e preocupadas em tirá-las do papel, nas seguintes categorias:

  • Propostas formuladas por cidadãos (serão reconhecidas as 4 propostas mais relevantes);
  • Propostas formuladas por jovens de 15 a 29 anos (serão reconhecidas as 2 propostas mais relevantes);
  • Propostas formuladas por jovens, de 15 a 29 anos, que sejam estudantes do ensino médio de uma das quatro escolas municipais de Sorocaba (serão reconhecidas as 2 propostas mais relevantes);
  • Propostas formuladas por ONGs, entidades e movimentos sociais (serão reconhecidas as 2 propostas mais relevantes);
  • Propostas formuladas com a temática de Educação (serão reconhecidas as 2 propostas mais relevantes).

A relevância das propostas é calculada a partir do seu número de comentários, de apoiadores e de seguidores no dia de início da fase de anúncio.

Ao todo serão 12 propostas vencedoras e os autores serão reconhecidos em um evento público, podendo apresentar suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba.

Quem propõe?
O Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa é promovido pelo Instituto Cidade Democrática, em parceria com a Secretaria de Educação de Sorocaba (SEDU), e com o apoio dos parceiros da BrazilFoundation e da área de Cidadania Corporativa da IBM.

O Instituto Cidade Democrática é uma entidade sem fins lucrativos com qualificação de OSCIP criada em 2008 e responsável pela criação do projeto e da plataforma digital Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.org.br) que possibilita a articulação entre pessoas e organizações para a construção de propostas e soluções para temas públicos.

Comunicação Instituto Cidade Democrática
Thaís Bueno

thais@cidadedemocratica.org.br

Secretaria de Educação de Sorocaba
(15) 3238-2200

Categories: Concursos de Ideias

7 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *