DSC_0121

Lançamento do Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa atrai jovens, lideranças de movimentos sociais e autoridades da cidade

Na última terça-feira (3), o Instituto Cidade Democrática, junto à equipe local de Sorocaba, lançou o Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa. O evento de lançamento, que aconteceu na Escola Municipal Getúlio Vargas, no Auditório Pedro Salomão José, teve como objetivo apresentar o concurso aos cidadãos que estiveram presentes, e contou com a participação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, da vice-prefeita Edith Di Giorgi e o secretário de Educação, José Simões.

DSC_0100   Ao auditório, repleto de jovens, Pannunzio falou sobre o sentimento de pertencimento e da importância de conscientizar a sociedade para ações como esta. “Se sentirmos que pertencemos à nossa escola, nosso bairro e nossa cidade, tivermos consciência de que temos responsabilidades, com certeza teremos uma autuação mais decisiva para que nossas propostas aconteçam e tornem nossa cidade melhor”, afirmou.

E sobre a consciência que uma iniciativa como esta pode trazer, a vice-prefeita afirmou que o concurso é um grande desafio para aproximar o jovem da política, sendo uma oportunidade para educar para a cidadania e de fazer com que os jovens compreendam que muitas ações para melhorar a cidade cabem a nós mesmos, servindo de exemplo de democracia participativa.

O Sorocaba Colaborativa é promovido pelo Cidade Democrática com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, da Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social, e dos parceiros da BrazilFoundation e da área de cidadania corporativa da IBM.

DSC_0056    O secretário de Educação, José Simões, destacou a importância da parceria e da participação dos cidadãos neste processo. “Mais do que falar, precisamos nos comprometer com aquilo que queremos. Com certeza, nós temos muito a aprender com vocês”, ressaltou.

O concurso está atualmente na fase de propostas e todos os sorocabanos podem apontar suas ideias no site. Após todas as fases do concurso, as 12 propostas mais relevantes em 5 categorias serão reconhecidas. O que você ganha? Os autores das propostas vencedoras serão reconhecidos em um evento público e poderão apresentar suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba.

O prefeito Pannunzio disse acreditar que haverão boas propostas a serem incorporadas nos projetos ou nos planos da cidade. “O governo não vai fazer sozinho, não é só propor, é propor e ajudar a fazer”, disse o prefeito.

“Em nossa visão, são oportunidades como esta que poderão responder à retomada do vínculo entre a sociedade e seus representantes, uma dinâmica virtuosa que virá para responder ao atual desconforto que as sociedades manifestam quanto à atuação dos seus mandatários”, declarou Rodrigo Bandeira, cofundador do Instituto Cidade Democrática.

Acesse o site: www.sorocabacolaborativa.org e participe!

SOBRE O CONCURSO

O Concurso de Ideias é voltado para todos os cidadãos que têm vontade de colaborar para que Sorocaba seja uma cidade melhor para se viver. O seu principal objetivo é promover a participação dos sorocabanos, dando voz a todos, de modo que seus desejos possam atrair apoiadores e a colaboração de outras pessoas, somando forças e construindo, assim, ações coletivas e melhorias na cidade.

O concurso quer envolver todos os sorocabanos dispostos a transformar o local onde vivem e pretende estimular diretamente a participação dos jovens da cidade. Todo mundo pode participar, apontando ideias, colaborando com as propostas de outras pessoas e votando naquelas que acharem mais importantes para Sorocaba.

Como funciona o Concurso?

O Concurso Sorocaba Colaborativa terá cinco fases:
Inspiração: Os participantes trazem bons exemplos que estão acontecendo em outros locais, ou reflexões sobre questões que poderiam inspirar soluções para a cidade;
Propostas: Esse é o momento em que cada participante cria uma ou mais propostas e recebe contribuições de outras pessoas, podendo melhorar sua ideia;
Aplauso: Depois que todas as ideias estiverem criadas, e as sugestões dos participantes forem incorporadas, é hora de votarmos nas que mais gostamos;
União: As propostas que forem parecidas ou tiverem muita relação entre si podem se juntar, somando forças e ganhando mais pontos para a avaliação final;
Anúncio: Após um trabalho dedicado e cuidadoso, as ideias vencedoras vão ser anunciadas e os ganhadores serão convidados para o evento de reconhecimento.

Quem vence o Concurso?

As propostas que tiverem no site do Concurso mais pessoas apoiando, debatendo e preocupadas em tirá-las do papel, nas seguintes categorias:
• 4 propostas de cidadãos;
• 2 propostas de jovens de 15 a 29 anos;
• 2 propostas de estudantes do ensino médio de uma das quatro escolas municipais de Sorocaba;
• 2 propostas de ONGs, entidades e movimentos sociais;
• 2 propostas no tema Educação (categoria aberta a todos os participantes).

A relevância das propostas é calculada a partir do seu número de comentários, de apoiadores e de seguidores no dia de início da fase de anúncio. Ao todo serão 12 propostas vencedoras e os autores serão reconhecidos em um evento público, podendo apresentar suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba.

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *