CAPA

Fazer acontecer é mote da terceira edição do Concurso de Ideias Cidadonos

O Movimento Voto Consciente Jundiaí, com o apoio do Instituto Cidade Democrática, está lançando a terceira edição do Concurso de Ideias Cidadonos, voltado aos moradores da cidade de Jundiaí, em São Paulo.

Os dois primeiros concursos realizados no município tinham como premissa ouvir os sonhos dos moradores de Jundiaí para a cidade. Agora, o Cidadonos chega para mostrar que é necessário mais do que dar ideias para que sejam implementadas, é preciso fazer com que as propostas aconteçam, seja cobrando o poder público ou promovendo ações e intervenções pela cidade.

O evento de lançamento do concurso será no dia 17 de abril, às 19hs, no SENAC Jundiaí.

SOBRE O CONCURSO

1959934_768914256508190_6650434023658083207_n    O Concurso de Ideias Cidadonos busca, sobretudo, fortalecer a participação social e resgatar a capacidade de o cidadão influenciar decisões políticas na cidade. Para isso, estimula o surgimento de comunidades de colaboração e o surgimento de coletivos mobilizados em Jundiaí, além de construir uma cultura da participação, por meio da educação política para a cidadania.

Em 2016, todos os candidatos a prefeito da cidade serão sabatinados pelo Voto Consciente para registrarem seus compromissos com a implementação das propostas vencedoras do concurso. O Cidadonos é aberto a todos os cidadãos jundiaienses e aposta na participação efetiva dos jovens, dando voz a todos, de modo que seus desejos possam atrair apoiadores, somando forças e construindo ações coletivas e melhorias para a cidade.

O concurso terá 5 fases: Inspiração; Propostas, Aplauso; União; e Anúncio. A fase de inspiração começará no dia 06 de abril. A partir do dia 13 de abril, os participantes já poderão apontar suas ideias na fase de Propostas. Entre os dias 11 e 30 de Junho, na fase de Aplauso, os participantes poderão votar nas suas propostas preferidas. A premiação está prevista para Agosto.

QUEM VENCE O CONCURSO? 

As propostas que tiverem no site do Concurso mais pessoas apoiando, debatendo e preocupadas em tirá-las do papel, nas seguintes categorias:
• 4 Propostas mais relevantes formuladas por cidadãos.
• 3 Propostas mais relevantes formuladas por jovens (15 até 29 anos).
• 2 Propostas mais relevantes de organizações não governamentais (ONGs), entidades ou movimentos sociais.
• 1 Proposta de redes sociais (Redeca, Redes de desenvolvimento local etc).
• 1 Proposta de governantes (Gestores Públicos, Vereadores, Deputados, Secretários ou Prefeito).
• 1 Proposta na categoria temática de Participação Social

A relevância das propostas é calculada a partir do seu número de comentários, de apoiadores e de seguidores no dia de início da fase de anúncio.

Ao todo serão 12 propostas vencedoras e serão apresentadas para governantes, organizações sociais e empresas locais, para a construção de metas e políticas comuns para a transformação da cidade. Em Agosto também será lançado o Laboratório de Inovação Cidadã, que reunirá pessoas interessadas em prototipar soluções que ajudem a implementar as propostas vencedoras. O objetivo será de impulsionar ações piloto que tenham impacto social e depois possam ganhar escala.

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *