DSC_0191

Primeiro mês do Sorocaba Colaborativa bate a marca de 100 participantes

Lançado no início de março, o Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa tem agitado o município do interior de São Paulo com propostas de melhorias para a cidade.

Atualmente na fase de propostas, o concurso já bateu a marca de 100 participantes, que contribuem com a criação de ideias na plataforma e ajudam a qualificar as propostas dos demais usuários, a partir da interação com comentários. Até o momento, já são cerca de 80 ideias dos mais variados temas, como meio ambiente, educação e mobilidade. A participação no concurso engloba cidadãos, movimentos sociais e gestores públicos, como a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, e os parlamentares Carlos Leite e Izidio de Brito Correia. A presença destes gestores permite que as propostas ganhem maior visibilidade e recebam a atenção do poder público.

Neste momento, o mais importante é contribuir com as propostas. O Sorocaba Colaborativa reconhecerá as 12 ideias mais relevantes, ou seja, aquelas que tiverem o maior número de comentários e apoios. As três propostas mais relevantes até agora são “Vagas de Emprego em Sorocaba e Região – Parceria Social de Empregos”, que já soma 26 comentários, “Adote uma Muda”, que conta com 15 comentários”, e “Fotografia para Todos”, com 14 comentários. Quanto maior a mobilização e a divulgação de uma ideia, maiores são as chances de vencer o concurso.

DSC_0227

E para qualificar ainda mais as ideias dos sorocabanos, o Instituto Cidade Democrática realizou oficinas de cocriação que abrem espaço ao debate de participantes a fim de desenvolver soluções para cidade. “As oficinas ajudam a complementar e a potencializar o processo de participação do concurso. Elas são um espaço tanto para quem já tem uma ideia quanto para quem está querendo conhecer outras pessoas que também querem melhorar a cidade onde vivem”, afirmou Luciano Frontelle, coordenador local do concurso Sorocaba Colaborativa.

SOROCABA E O CAPITÃO PLANETA

1236357_736223349808309_8370605813799439668_nDurante o primeiro mês do Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa, um mistério tomou conta das redes sociais. Visto algumas vezes pelas ciclovias da cidade de Sorocaba, o Capitão Planeta chamou a atenção dos moradores da região.

O super-herói apareceu para fortalecer a proposta de um grupo que deseja acabar com as emissões de carbono em Sorocaba – contribuindo, assim, com a saúde dos moradores, da região e do planeta -, e aproveitou a visita para fazer um chamado a todos os sorocabanos: criar propostas que possam fazer de Sorocaba uma cidade melhor para se viver. Confira o vídeo.

Acesse o site: www.sorocabacolaborativa.org e participe!

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *