engajamento

Autores de propostas do Sorocaba Colaborativa dão dicas de mobilização nesta fase de Aplausos!

Faltando 15 dias para o fim da fase de Aplausos do Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa, os autores das três propostas mais relevantes até o momento descrevem a importância da mobilização para conseguir mais apoios e vencer o concurso.

Além do tradicional boca a boca, a participação em palestras e a realização de encontros, as mídias sociais possuem um papel importantíssimo neste processo. É por meio de redes sociais, como o Facebook, e de aplicativos, como o Whatsapp, que as propostas têm sido divulgadas e ganhado mais visibilidade.

Péricles Régis, autor da proposta “Vagas de Emprego em Sorocaba e Região – Parceria de Empregos”, conta com uma rede de mais de 300 mil seguidores em redes sociais, e relata, no entanto, que sente grande dificuldade das pessoas se cadastrarem no site para apoiar a ideia. Uma das soluções adotadas, como estratégia para ampliar o número de apoios e viabilizar a proposta, é a utilização do Whatsapp. “Estou adotando a comunicação por Whatsapp, por meio de listas de distribuição, pois, desta forma, é possível criar uma relação mais próxima com as pessoas que querem apoiar”, conta.FotorCreated

Já o criador da proposta “Corredores Criativos de Sorocaba”, Caio Cesar, relembra sua trajetória e afirma que a estratégia sempre foi de buscar entender a fundo o que ele estava defendendo, além de vivenciar o que gostaria de mudar para, a partir disso, traçar uma metodologia e fazer pequenas divulgações para amigos e familiares, buscando o reconhecimento da importância da sua ideia para a cidade. “Quando fui vendo que era algo bacana, comecei a falar com públicos mais a abertos e específicos também, para aumentar o número de impactados (sementes plantadas) com a ideia, me inscrevi na plataforma do Sorocaba Colaborativa e comecei a fortalecer nas redes sociais e fazer algumas palestras e encontros. E outra coisa é sempre passar confiança e felicidade na sua proposta”, lembra.

E para conseguir mais apoios para as propostas, Ana Carolina Malatesta, representando a REAUso – organização responsável pela criação da proposta “Programa de Educação Ambiental” – acredita que o mais importante é focar na rede de contatos. “Conversar com toda a rede de contatos e buscar dialogar com pessoas que entendam do assunto já que elas podem, além de oferecer apoio, contribuir com ideias que possam ser enriquecedoras para a proposta. Mesmo o concurso estando na fase de Apoio e a proposta não podendo mais ser alterada, ideias são sempre bem-vindas e podem contribuir, e muito, em futuros projetos”, afirma. E para a implementação das propostas, ela acredita que a promoção de eventos, que unam pessoas interessadas em conhecer melhor as ideias, pode ser uma grande aposta.

Caio reafirma a importância de transitar por grupos que compreendam a ideia e estejam dispostos a torná-la realidade. “Sempre busque públicos de comum interesse (vizinhos, amigos, escolas, universidades, líderes, e etc.) com você. A ideia que você pode estar divulgando, também pode ser uma vontade de outra pessoa e desta maneira você pode ampliar as forças de divulgação”, afirma.

O Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa conta com 149 propostas dos mais diversos temas. Confira as ideias e apoie a sua favorita.
www.sorocabacolaborativa.org

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *