Decreto regulamenta parklet no Recife e transforma vagas para carros em espaço para pessoas

A cidade de Recife, em Pernambuco, conta agora com uma novidade para a ocupação dos espaços públicos. Qualquer cidadão, sendo pessoa física ou jurídica, poderá instalar parklets em áreas da cidade e, para isso, basta apenas fazer uma solicitação por meio da Divisão Regional da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano da área em que se quer instalar o equipamento.

As instalações de parklets estão crescendo pelas cidades e busca proporcionar um espaço de lazer e convivência para a população, sendo uma extensão temporária da calçada e instalada no lugar de uma vaga de carro.

Prefeitura instalou parklet na Rua do Futuro, em frente ao Parque da Jaqueira Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação

Prefeitura instalou parklet na Rua do Futuro, em frente ao Parque da Jaqueira
Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação

Os equipamentos podem ter bancos, mesas, guarda-sóis, plantas e qualquer outro objeto que o cidadão desejar para o seu lazer, estando sinalizado apenas com elementos refletivos e atender as normas técnicas de acessibilidade.

O decreto que regulamenta o projeto de parklet foi assinado na última semana pelo prefeito da cidade, Geraldo Julio. “Estamos transformando vaga de carro em praça”, afirma o prefeito, reforçando que a instalação dos parklets humaniza e movimenta a cidade.

No documento assinado, consta que o parklet não pode ser montado em corredores exclusivos de transporte público, em vias públicas com limite de velocidade acima de 40 quilômetros por hora, em esquinas ou a menos de 15 metros destas, entre outros.

A ação é resultado da integração das secretarias de Planejamento Urbano/Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, de Mobilidade e Controle Urbano, de Turismo e Lazer, de Assuntos Jurídicos e de Desenvolvimento e Empreendedorismo.

 

Fonte: NE10

 

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *