11825721_901722443227370_7032671863254652170_n

3º Concurso Cidadonos já envolveu cerca de 1.900 participantes

186 propostas foram apresentadas e vencedoras serão conhecidas em agosto

    Realizado em anos não eleitorais, o Cidadonos ocorre como uma forma organizada de a população participar ativamente das mudanças que almeja para a cidade. Em cinco fases – Inspiração, Propostas, Aplauso, União e Anúncio – os moradores de Jundiaí podem acessar o site Cidade Democrática (www.cidadonos.org.br) para propor mudanças, apoiar ideias e discutir demandas atuais.

    O tema deste ano, “fazer acontecer”, visa incentivar a população a acompanhar o andamento das propostas vencedoras e cobrar sua realização junto ao poder público municipal. Cerca de 1.300 pessoas já estão participando diretamente na plataforma digital e outras 585 foram envolvidas nas oficinas de educação política, em sua maioria jovens de ensino médio.

 11066023_851477128251902_8799689349201239489_n   Dentre as propostas elaboradas no concurso é possível destacar alguns temas como os que mais aparecem no desejo dos cidadãos. Existem 43 questões ligadas à mobilidade em várias vertentes, seja para pedestres, ciclistas, transporte público ou até mesmo para veículos particulares. Também figura entre os temas a preocupação com o meio ambiente ecológico, hídrico ou rural, com 24 ideias. Há, ainda, 22 propostas que trabalham com a lógica de intervenção no espaço urbano e 19 propostas que seguem temáticas de educação, aspectos sociais, cultura e 10 ideias referentes às questões de saúde. Além destas, é possível destacar também a preocupação com a melhoria dos serviços da gestão pública, que renderam ao concurso 11 sugestões dentro deste eixo.

    O Anúncio das 12 propostas mais relevantes está previsto para meados do mês de agosto. Serão consideradas com melhor desempenho as propostas que tiverem mais seguidores, comentários e apoiadores nas seguintes categorias: cidadãos; jovens (de 15 a 29 anos); organizações não governamentais (ONGs), entidades ou movimentos sociais; redes sociais; governantes (gestores públicos, vereadores, deputados, secretários e prefeito); e participação social.

    O Cidadonos é promovido pelo movimento Voto Consciente, com apoio do Instituto Cidade Democrática.

Continuidade – As propostas vencedoras serão apresentadas aos governantes, às organizações sociais e empresas locais que tenham objetivos comuns em relação a mudanças e melhorias para Jundiaí. Em 2016, os candidatos a prefeito da cidade serão sabatinados pelo movimento Voto Consciente, a fim de registrarem seu compromisso com a implementação das propostas vencedoras do Cidadonos.

Prêmios – Os autores das 12 propostas vencedoras do Cidadonos serão reconhecidos publicamente por meio de divulgação na imprensa e em evento. Eles também participarão de duas reuniões, uma com os secretários e prefeito de Jundiaí e outra com os vereadores. Os vencedores integrarão ainda o Laboratório de Inovação Cidadã, no qual apoiarão a criação de protótipos que ajudem a concretizar as ideias vencedoras.

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *