Sorocaba Colaborativa reúne jovens, movimentos sociais e autoridades locais para apresentar propostas vencedoras à cidade

    O Instituto Cidade Democrática, com o apoio da Secretaria de Educação de Sorocaba (Sedu) e das entidades Brazil Foundation, Omidyar Network e do programa de Cidadania Corporativa da IBM, levou à cidade do interior de São Paulo a oportunidade de jovens e todos os cidadãos se envolverem em um projeto para buscar melhorias para a região.

DSC_0048   Passe de ônibus gratuito para estudantes, pontos de empoderamento de mulheres e mais espaço para ciclistas foram algumas das ideias que venceram o Concurso de Ideias Sorocaba Colaborativa.

Com duração de quatro meses, o concurso movimentou a cidade do interior de São Paulo com 149 ideias de melhorias para a região. Entre as propostas, 35% falaram sobre Educação, 19% sobre Meio Ambiente, 16% sobre Cultura e Lazer e 16% sobre Direito à Cidade, entre outras.

Ao todo, 3.129 pessoas participaram do concurso, sendo 987 participantes ativos no site e outros 30 cadastrados, além de estudantes do Ensino Médio das quatro escolas municipais de Sorocaba, que também participaram em diversos momentos da iniciativa, como em oficinas presenciais e ações como rodas de conversas e bicicletadas.

DSC_0247    No último dia 12 de agosto, as ideias vencedoras foram reconhecidas em um evento público, que aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social de Sorocaba (Sedes), reunindo jovens, lideranças de movimentos sociais e autoridades da cidade, como o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e a vice-prefeita Edith Di Giorgi.

O prefeito da cidade destacou o papel da juventude no processo de participação social sobre as questões da cidade. “As propostas de vocês podem impactar a vida das próximas gerações. Tenho orgulho de participar de um momento diferente na história de Sorocaba”, afirmou. Já a vice-prefeita reforçou a necessidade de cada vez mais ampliar a responsabilidade de cada cidadão pelo coletivo. “Temos que superar o ‘só reclamar’ e participar efetivamente. A cidade é feita por nós também, e construir um mundo melhor não é fazer algo heroico. Com simples ações ajudamos muito, pois é na somatória destas pequenas atitudes que conseguimos mudar o local onde vivemos”, destacou a vice-prefeita.

Confira as propostas vencedoras

Categoria Cidadãos
“Vagas de Emprego em Sorocaba e Região” – Parceria Socia de Empregos (197 apoios) – autoria: Péricles Mendonça de Lima
“Corredores Criativos de Sorocaba” (90 apoios) – autoria: Caio Rodrigues de Souza
“Rodas de conversas: Gênero e Sexualidade” (59 apoios) – autoria: Professora Eliane Shimomura
“Escola Hacker Clube” (53 apoios) – autoria: Hudson Augusto

Categoria Sociedade Civil
“Programa de Educação Ambiental em Sorocaba” (87 apoios) – autoria: Rede de Educação Ambiental da Unesp Sorocaba
“Iluminação da Rua Facens” – (42 apoios) autoria: Smart Campus Facens, representada pelo seu diretor Paulo Carvalho

Categoria Temática Educação
“Mais opções de cursos em faculdades públicas!” (63 apoios) – autoria: Quezia Alves de Carvalho
“Passe de ônibus gratuito para estudante” – (46 apoios) autoria: Professor José Adão de Jesus

Categoria Jovens
“Pontos de Empoderamento de Mulheres” (47 apoios) – autoria: Denise Teófilo
“Campanha: Adote uma muda!” (18 apoios) – autoria: João Vitor

Categoria Estudante de Ensino Médio das Escolas Municipais
“Mais espaço para os ciclistas!” (52 apoios) – autoria: Bruna Antonelli
“Os horários dos ônibus estão realmente certo para os jovens?” (31 apoios) – autoria: Cauani Larissa

DSC_0238

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *