Movimento quer recuperar espaços públicos de Lima e devolvê-los aos cidadãos

captura-de-pantalla-2015-08-13-a-las-12.22.57    O debate sobre o espaço público voltado às pessoas tem sido frequente e comum em todo o mundo. Há uma clara crescente em diversas cidades acerca dos direitos dos cidadãos na cidade.

    Na América Latina, além do Brasil, países como o Peru também estão buscando soluções para oferecer mais espaço às pessoas. A capital peruana tem se dedicado a uma nova experiência. Liderada pelo Observatório Cidadão Lima Como Vamos, a cidade tem contado com estratégias que buscam recuperar áreas da capital em desuso, ou em condições precáriasocupatucalle4, com pequenas intervenções a fim de gerar mais espaços públicos e alcançar uma qualidade de vida melhor para os moradores.

    O primeiro experimento aconteceu em uma avenida, local onde vagas de estacionamento deram lugar para um espaço de convivência; os chamados parklets. Até o momento, estima-se que mais de 44 mil pessoas já usaram o local.

    Agora, o objetivo do movimento é replicar esta ideia em outros lugares da cidade e envolver ainda mais pessoas para transformar a capital peruana e devolver os espaços públicos aos cidadãos.

Fonte: Plataforma Urbana

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *