EACH-USP recebe oficinas de cocriação de propostas do Concurso de Ideias Causas Comuns

    O Instituto Cidade Democrática, com o apoio da Open Society Foundations, lançou o Concurso de Ideias Causas Comuns e quer ouvir você sobre os temas de transparência, acesso à justiça, segurança e paz. Dialogando com o Objetivo 16, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o concurso busca ideias de cidadãos, organizações da sociedade civil e governantes para fazer de São Paulo uma cidade mais sustentável.

   Por isso, amanhã, começa um ciclo de oficinas de cocriação de propostas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).  O objetivo da ação é pautar propostas que possam melhorar e inovar as políticas públicas ligadas aos temas do concurso, construindo, assim, uma agenda de implementação para o Objetivo 16, dos ODS.

12096112_833952293368747_7680263871605119578_n    “Nós, que recebemos o privilégio de estudarmos em uma universidade pública, temos o dever de estarmos em constante esforço para retribuir o gasto da sociedade com o nosso ensino e essa oficina é uma das formas de fazermos isso. Especialmente nós, que estudamos de Gestão de Políticas Públicas, devemos sempre pensar em alternativas plausíveis, arrojadas, eficazes e efetivas para avançar na democratização do Estado brasileiro e na ampliação (do acesso) de direitos”, afirma Marcelo Fernandes, estudante de Gestão de Políticas Públicas da USP.

    E para fortalecer o projeto,  o Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (GETIP), Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPOPAI) e o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (COLAB) se juntaram ao Instituto Cidade Democrática para a realização de quatro oficinas de ideias voltadas aos alunos e comunidade acadêmica da EACH-USP.

    Emerson Marques, integrante do COLAB, afirma que oficinas como essa servem para alunos e professores se engajarem em atividades cívicas com vistas ao bem comum. “Acredito que podemos debater ideias e chegar a pontos de comum acordo sobre políticas públicas que poderão ser implementadas na cidade de São Paulo associadas aos ODS”.

    O concurso será realizado em duas fases. Na primeira fase, de Propostas, os participantes poderão lançar suas ideias, seguir e comentar em propostas e, com base nos comentários, construir colaborativamente e melhorar as ideias de outros usuários. Na segunda fase, de Aplauso, os participantes apoiarão as propostas que mais gostarem, a fim de torná-las ideias vencedoras.

    “Oficinas como essa são um importante espaço de elaboração coletiva e podem servir como forma de contribuição e/ou pressão que influenciem a tomado de decisão do poder público, fazendo pender para o lado dos que mais precisam a (frágil) balança da democracia de coalizão brasileira”, completa Marcelo.

    O ciclo de oficinas será divido em duas partes; com uma oficina de Propostas e outra de Aplausos. Confira as datas e participe. Sua presença pode ser confirmada pelo e-mail: oficinaeach@gmail.com.

OFICINAS DE PROPOSTAS
Nessa oficina, os participantes irão conhecer algumas propostas e terão uma preparação para que também elaborem as suas propostas. Durante o evento, haverá um espaço coletivo para a elaboração de ideias. Serão no dia 20/10:
Turma 1: 12hs às 13h30
Turma 2: 18hs às 19h30

OFICINAS DE APLAUSOS
Nessa segunda oficina, os participantes conhecerão e debaterão sobre as propostas já enviadas para que apoiem (individual ou coletivamente) uma ou mais ideias. Serão no dia 04/11:
Turma 1: 12hs às 13h30
Turma 2: 18hs às 19h30

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *