Prefeitura de Ponta Grossa pode substituir estacionamentos por parklets

A população da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, ganhará novos locais de convivência e lazer. O prefeito da cidade, Marcelo Rangel (PPS), encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei “Programa Nossa Vaga”, que reduz as vagas de estacionamento para ampliar os espaços para as pessoas, além de incentivar o uso de transportes alternativos no município.

12189866_838101672953809_4113193415480015934_n    A ideia, inspirada em modelos de grandes cidades como Curitiba e São Paulo, foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) e autoriza a instalação temporária de parklets — plataformas equipadas com bancos, mesas, cadeiras, quiosques e outros mobiliários de uso recreativo e de convívio.

De acordo com o projeto de lei enviado aos vereadores, a extensão dos passeios públicos poderá ser executada pela Prefeitura ou pela iniciativa privada, por meio de termo de cooperação. Para a instalação dos parklets, os comerciantes deverão apresentar a proposta ao Iplan, que vai analisar a viabilidade técnica e autorizar a implantação. O programa do Iplan proíbe o uso comercial dos parklets e qualquer cidadão poderá utilizar o espaço. A manutenção e conservação caberão ao empreendedor.

Embora a instalação dos parklets pela própria Prefeitura faça parte do programa, o Iplan ainda não definiu quais ruas e avenidas deverão receber a estrutura. “Não existe nenhuma área específica, isso vai depender dos interessados na instalação”, afirmou a arquiteta do Iplan, Bianca Camargo Martins.

Fonte: A Rede

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *