Oficinas do Causas Comuns levantam propostas para São Paulo

    O Instituto Cidade Democrática quer agitar a cidade de São Paulo com o Concurso de Ideias Causas Comuns, que busca envolver cidadãos, organizações da sociedade civil e governantes para fazer da capital paulista um lugar mais sustentável. Dialogando com o Objetivo 16, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Causas Comuns quer ouvir a população sobre os temas transparência, acesso à justiça, segurança e paz, a fim de gerar agendas locais.

Sem título    Ao longo do concurso, que já completa pouco mais de dois meses de duração, foram realizadas cerca de 10 oficinas de cocriação de propostas pela cidade. A abertura de oficinas aconteceu na sede do Instituto, recebendo atores-chave no campo da participação social e da transparência. Pouco tempo depois, com a ajuda de parceiros do Movimento Voto Consciente o concurso chegou até a Câmara Municipal de Paulo e recebeu a proposta “Publicidade e transparência nos processos municipais com acesso e busca através dos portais de todos os órgãos municipais“, cocriada pelos participantes.

    A EACH-USP também recebeu oficinas de ideias voltadas aos alunos e comunidade acadêmica, com apoio do Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (GETIP), Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPOPAI) e o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (COLAB). As oficinas contaram, ainda, com a participação do Professor José Carlos Vaz, referência em inovações e políticas na gestão pública.

11206942_838492602914716_3490454221829190167_n    O debate sobre segurança e paz foi o foco da oficina realizada na Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). Estes temas também estiveram presentes nas oficinas que aconteceram com jovens no Senac Lapa Tito, na Semana do Empreendedorismo, em que surgiram ideias como a segurança da mulher. E, por falar em jovens, o Causas Comuns foi até a Zona Sul de São Paulo, no Jardim Horizonte Azul, para ouvir o Núcleo de Jovens Políticos, Encrespados e TV Doc Fundão, que falaram principalmente sobre campanhas em escolas, segurança e sobre o combate à violência contra a mulher e a comunidade LGBT.

    Além dessas oficinas, o Causas Comuns também esteve presente na Virada Política e no Encontro do Adote um Vereador, que resultou na “Como o cidadão pode fiscalizar o trabalhado dos vereadores“, uma proposta que aproveita a chegada da eleição para buscar a participação do cidadão e aproximá-lo da política.

    Para participar das oficinas, basta apenas acompanhar as novidades do Causas Comuns nas redes sociais. E se você faz parte de coletivos, movimentos sociais ou ONGS, basta escrever para cd@cidadedemocratica.org.br e pedir uma oficina. Nós iremos até você!

Você pode conferir todas as propostas aqui.

Categories: Concursos de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *