Labic Jundiaí quer transformar a cidade tirando ideias do papel

2accf0a4-8d4d-4112-98a7-482922dfbdb8    O Movimento Voto Consciente de Jundiaí, que acaba de lançar o Laboratório de Inovação Cidadã (Labic), promoveu, no dia 4 de abril, uma videoconferência por meio do recurso de hangout voltada àqueles que tinham ideias de projetos para tirar do papel uma ou mais propostas do Concurso Cidadonos 2015. Além disso, o Voto realizou, no dia 6 de abril, uma oficina de criação com o mesmo propósito: dissolver dúvidas e dar exemplos de como montar um projeto para melhorar a cidade.

    Em 2015 o Movimento Voto Consciente perguntou aos jundiaienses como a cidade poderia ganhar melhorias. Entre as propostas surgiram sugestões como faixas de ônibus, espaços para a prática de skates e implantação de fiação subterrânea. As doze mais votadas pelos próprios cidadãos foram as vencedoras do Concurso Cidadonos. Agora o Voto Consciente volta a pedir a ajuda dos jundiaienses para colocar essas ideias em prática através do Labic.

16612946-1db0-40b7-ab8f-d991bca1a012    Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, que inclui módulos, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais experientes. O programa prevê apresentação para banca de avaliadores qualificada, composta por investidores, representantes de incubadoras de empresas e governantes. Já em sua primeira fase, o Labic lança um formulário de inscrição, cuja pré-seleção terá a duração de até um mês. Os convidados serão selecionados para integrar a segunda fase nos dias 27, 29 e 30 de abril no Senac Jundiaí, quando deverão participar de módulos de capacitação.

Experiência

    Na terceira fase do evento os quinze projetos selecionados, segundo explica o voluntário do Voto Consciente, Henrique Parra Parra Filho, serão apresentados pelos líderes de equipe. “No dia 4 de maio uma banca de avaliação apreciará esses projetos”, afirma. Henrique lembra que os mentores e consultores convidados para o evento são pessoas com experiência em várias áreas de política, negócios e terceiro setor, escalados para aperfeiçoar os projetos. “Depois disso as melhores ideias serão escolhidas para que se dê visibilidade a elas, possam ser apoiadas, recebam investimentos ou ganhem espaço em nossa cidade”. Para ele o grande prêmio dos participantes será receber orientação espontânea e sem custos.

c504a626-6d06-4934-8fc9-06f749f1c3a2    As doze propostas vencedoras do concurso Cidadonos 2015, objeto dos debates, são as seguintes: Integração das Redes Sociais com os Conselhos Municipais, Faixas X, pedestres em ação!, Ônibus por cor, Fiação subterrânea, Praças para a prática de skate, Compostagem em toda a rede municipal de ensino, Novo terminal central e 18 faixas exclusivas para ônibus, Melhorarias para planejamento urbano da cidade, Corredor cultural de Jundiaí, Serviço que atenda a crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, Defesa do cidadão em relação à especulação imobiliária e Implantação da justiça restaurativa no município.

    Mais informação no site www.votoconscientejundiai.com.br

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *