Estão em discussão na cidade de São Paulo medidas de drenagem urbana sustentável. O objetivo é alcançar resiliência frente aos problemas ambientais relacionados às mudanças climáticas que se apresentam, principalmente, em três tipos de ocorrências extremas: chuva, seca e calor.
A iniciativa da prefeitura de São Paulo apoiada por várias organizações e especialistas inclui os “jardins de chuva” como uma das medidas práticas a serem adotadas.
A inspiração para este artigo veio da minha participação na implantação do jardim da chuva da Vila Jataí no mês de abril de 2016. A iniciativa foi dos moradores da Vila Jataí, um pequeno bairro localizado na Zona Oeste de São Paulo, junto com a subprefeitura de Pinheiros, projeto técnico e supervisão do escritório de arquitetura Incriatório, do qual sou sócio junto com o João Pedro Cilli David.
Este artigo explica o porque esse é o caminho certo!
O Case: Jardim de Chuva, Vila Jataí / São Paulo
Foi implementado no abril 2016 no bairro Vila Jata um “jardim de chuva” num canteiro verde, integrado na área do cruzamento da Rua Livi com Rua Padre Cerda.
A instalação foi muito significativa, pois é um modelo de uma abordagem sustentável para espaços públicos em vários aspectos:
• Participação dos moradores
A instalação foi iniciada pelos moradores, que fizeram uma proposta para a Subprefeitura, de instalar mais canteiros verdes no Bairro Vila Jatai, dentro dos espaçosos corredores das ruas. A subprefeitura aprovou o conceito e as obras,pois trazem mais qualidade ambiental e podem diminuir a velocidade do trânsito dentro do bairro.
• Superação do processo de desenvolvimento
A subprefeitura ainda não tem entre os serviços e materiais contratados condições de executar totalmente um jardim de chuva. Para facilitar o processo, os moradores propuseram que o conceito do jardim de chuva fosse implantado em um dos canteiros. Forneceram um conceito diferente, o projeto técnico (do Incriatório) e materiais específicos (bidim, piso vazado e plantas). Desse jeito, a obra pode ser executada de um jeito diferente, contando com a participação dos cidadãos.
• Transformação
Os canteiros verdes, em geral, e o jardim de chuva, em específico, trazem ativamente uma nova qualidade urbana para o bairro, e podem virar uma referência para outros lugares comparáveis na cidade.
Confira a matéria completa aqui.
Categories: Notícias
Deixe uma resposta