Vem fazer parte do time dos Laboratórios Livres de Participação Social! Essa ação itinerante vai rodar 7 pontos de cultura da cidade de São Paulo desvendando o universo da participação política na internet. Vamos conhecer e experimentar aplicativos livres que potencializam a cidadania e a participação das comunidades.
Se você é educador/a, oficineiro/a ou midialivrista vem engrossar o caldo do Instituto Cidade Democrática que é quem vai tocar a ação. Esse projeto faz parte do edital Redes e Ruas da Prefeitura de São Paulo.
Rola remuneração, rola bilhete único. Pra participar tem que ser conhecido na quebrada/comunidade, mas rola oportunidade de conhecer muito mais por aí. Se inscreve aí embaixo, divulga pros/as colegas!
Quer saber mais sobre a ação e o Instituto? Rola pro final!
A ação “Laboratórios livres de participação social”, realizada pelo Instituto Cidade Democrática no âmbito do Edital Redes e Ruas da Prefeitura de São Paulo quer desvendar o universo da participação política na internet conhecendo e experimentando aplicativos livres que potencializam a cidadania e a participação das comunidades.
Serão pelo menos 35 oficinas ao longo de 6 meses, numa atuação em 7 territórios da Cidade de São Paulo, em parceria e co-produção das atividades com pontos de cultura que já desenvolvam trabalho reconhecido pela comunidade do seu entorno.
A primeira fase da ação vai fomentar engajamento e mobilização para questões e causas existentes nesses territórios, a partir do uso de tecnologias sociais e digitais livres que possam colocar a inteligência coletiva a serviço da comunidade.
A segunda fase da ação tem duas rodadas. A primeira vai desvendar os códigos e a filosofia por trás do desenvolvimento de aplicativos livres de participação social. A metodologia é voltada na aproximação das pessoas nas filosofias e práticas das comunidades de desenvolvimento de software livre, entendendo como qualquer pessoa pode colaborar com tarefas simples que não envolvem programação.
Na rodada final, a ação vai propiciar o contato de hackers que desenvolvem aplicativos livres de participação com os participantes das atividades e a comunidade em torno dos pontos de cultura. Essa rodada quer articular desenvolvedores de alguns projetos livres de participação em torno de uma agenda de produção de códigos livres e outros bens comum.
O Instituto – O Instituto Cidade Democrática nasceu em novembro de 2008 e hoje se consolida como um Think and Do Tank brasileiro de participação social. Levanta e analisa dados, produz e compartilha conhecimento para alavancar o poder da sociedade civil. Faz essa transformação acontecer com ferramentas de mapeamento e análise de redes e tecnologia social de Concurso de Ideias. Acredita que a influência do cidadão comum na tomada de decisão sobre questões públicas é pilar fundamental para o fortalecimento da democracia no país.
Categories: Institucional
Deixe uma resposta